Modo de preparo

PASSO 1 Lave bem o arroz oriental, trocando a água três vezes, pelo menos. Adicione 250g de arroz e 300ml de água na panela. Leve à panela com o arroz ao fogo alto até ferver. Abaixe o fogo para o mínimo e deixe cozinhar por mais 10 minutos

PASSO 2 Para o tempero do arroz, coloque em uma panela o vinagre. Junte a açúcar e o sal. Leve ao fogo alto e mexa até dissolver o açúcar. O volume do tempero deve representar 20% do volume do arroz.

PASSO 3 Para temperar, o arroz deve estar quente. Espalhe o arroz em um recipiente para misturar bem o tempero e esfriar. Reserve.

PASSO 4 Em uma esteirinha de bambu, coloque a folha de nori inteira e com o lado mais áspero para cima e distribua as fatias de salmão. Molhe as mãos em um pouco de água para não deixar que o arroz grude. Distribua o arroz por cima do peixe de maneira uniforme. Coloque o cream cheese. Depois, faça uma camada de cebolinha cortada bem fininha.

PASSO 5 Vire a esteirinha com um movimento de apertar o recheio. Complete a dobra. Vá virando em quartos e deixe bem firme. Deixe sobrando dois dedos de alga. Passe água na ponta dos dedos e depois passe na alga para fazer o acabamento. Complete as pontas do rolinho com um pouco de arroz.

PASSO 6 Faça uma massa de tempurá, misturando bem 250g de farinha de trigo, 125ml de água e 1 ovo. Bata bem com um fouet até ficar homogêneo. A textura deve ficar parecida com o ponto de paqueca, por isso, coloque a água aos poucos.

PASSO 7 Mergulhe o rolinho de sushi na massa. Passe na farinha panko. Fritar em óleo quente até dourar. Retire o rolinho e deixe escorrer em papel-absorvente. Corte as pontas para tirar o excesso de arroz, ele é útil para não deixar a gordura encharcar o hot roll. Corte o restante do rolinho em fatias. É só montar o prato e servir com o Molho Tarê Kikkoman e cebolinha a gosto.