Modo de preparo

RAGU

PASSO 1 Numa panela de pressão, aqueça parte do óleo e frite a carne em 3 porções, sempre acrescentando um pouco mais de óleo a cada porção de carne.

PASSO 2 Volte com toda a carne para a panela, acrescente o extrato de tomate, o Molho de Soja sem açúcares Kikkoman, o vinho tinto, mexa bem e deixe a carne cozinhar por cerca de 5 a 8 minutos sem tampar a panela.

PASSO 3 Acrescente todos os outros ingredientes, misture bem, tampe a panela e após levantar pressão deixe em fogo médio por 20 a 25 minutos. Desligue, espere a pressão sair, abra a panela, verifique a maciez da carne. Se necessário acrescente um pouco de água e deixe apurar, sem tampa, em fogo baixo, até carne ficar macia e o molho bem encorpado.

POLENTA

PASSO 1 Numa panela grande e de fundo grosso, aqueça a água, acrescente a manteiga, o alho, o sal e quando a água começar a ferver, vá colocando o fubá aos poucos, em forma de chuva, sempre mexendo com uma colher de pau.

PASSO 2 Após colocar todo o fubá, deixe cozinhar por cerca de 30 a 35 minutos, sempre mexendo, até aparecer o fundo da panela.

PASSO 3 Junte o queijo ralado e misture bem para que derreta.

PASSO 4 Coloque porções de polenta em pratos individuais fundos, faça uma “cova” com as costas de uma colher e cubra com o ragu.

PASSO 5 Finalize com salsinha e cebolinha picadas ou ervas frescas de sua preferência.